sábado, 7 de fevereiro de 2009

A cura de Schopenhauer


Como em 'Quando Nietzsche chorou' Irvin D. Yalom nesse livro escreve sobre psicanálise e filosofia, mas de uma forma diferente do primeiro.

Boa parte da estória se passa numa terapia de grupo, para leiga que sou em psicanálise, consegui ter uma noção e achei muito legal. Legal também é que a reecarnação do século XXI de Schopenhauer participa do grupo de terapia, ahhh... captou a mensagem do título do livro?

Como não poderia deixar de ser com um grupo de seres humanos abrindo seus corações, muitos dramas pessoais são explorados, inclusive o problema de lidar com a morte, pois o própio terapeuta precisa lidar com a notícia que está com cancer é tem somente mais um ano de vida.

O livro intercalada em seus capítulos a biografia de Schopenhauer, que achei muito bem escrita. Ao terminar esse livro, li outras duas biografias de Schopenhauer e essa foi de longe a melhor.

Essas biografias me fizeram descobrir que ele gostava de Platão e Kant, então li um pequeno livro de Platão, mas isso é assunto para o próximo post.

Beijo a todos!

5 comentários:

  1. Oi Sô! que bom você por aqui!
    Que legal suas aventuras pela filosofia e psicanalise!
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. ah vou ler Mundo de Sophia, para minha introdução à filosofia, conforme me indicou :D

    ResponderExcluir
  3. Tou curioso, Sô. Fico na fila. Ana, O mundo de Sofia é ótimo. Também sobre filosofia recomendo um livro de Alain de Botton, chamado As consolações da filosofia. Uma vez escrevi uma resenha pra Rocco sobre ele, vou republicar aqui. bjs

    ResponderExcluir
  4. Ana, que legal que você vai ler o Mundo de Sophia, acho que vai gostar. Será ótimo, poderemos trocar muitas idéias, quando se lê sobre filosofia dá muita vontade de ter alguém para trocar idéias.

    Dauro, levo o livro para você, agora no carnaval.

    bj

    ResponderExcluir
  5. Ana, que legal que você vai ler o Mundo de Sophia, acho que vai gostar. Será ótimo, poderemos trocar muitas idéias, quando se lê sobre filosofia dá muita vontade de ter alguém para trocar idéias.

    Dauro, levo o livro para você, agora no carnaval.

    bj

    ResponderExcluir

Diz aí