domingo, 4 de janeiro de 2009

Lendo: O Mago

Estou lendo a biografia do escritor Paulo Coelho, contada por Fernando Morais, autor de outras biografias famosas como Chatô e Olga. Muito interessante! São mais de 600 páginas em que Morais revela a personalidade fascinante e contraditória desse que é o escritor mais lido no mundo.

De Paulo Coelho li só O Alquimista e achei bem fraco, mas prefiro não julgá-lo por uma única obra (suas letras nas diversas parcerias musicais com Raul Seixas, por exemplo, são muito boas). Algum valor ele deve ter pra ser adorado por milhões de leitores das mais diversas culturas.

Nesta biografia, mais importante que as qualidades literárias do mago é a sua tortuosa trajetória de vida, que o texto da capa do livro resume bem. Sujeito a crises de paranoia, alternando momentos de insegurança com um altíssimo conceito de si próprio, Paulo Coelho teve desde criança a ideia fixa de se transformar em um escritor mundialmente famoso. Seu sucesso, ajudado ou não pelas forças mágicas, não se deu por mero acaso.

Fernando Morais fez uma pesquisa meticulosa pra escrever esse livro e foi muito ajudado pela concordância do biografado em abrir o baú de diários e fitas gravadas em que vem registrando sua vida desde a adolescência. O texto flui e prende o leitor. Recomendo!

2 comentários:

  1. Dauro, gosto muito do Fernando Morais. Li o Chatô, e li há muitos anos um livro que escreveu sobre Cuba, gosto do jeito que ele escreve. Flui mesmo.
    Aliás, biografia é um gênero de que gosto muito. Estou lendo a da Leila Diniz, que saiu recentemente.
    Quanto ao Mago, também li o Alquimista. Acho-o bem bonitinho. Não é um suuuper livro, mas é interessante. Principalmente para adolescentes, eu diria. Li O Diario de um Mago, Brida, e sei lá mais o quê. No Brida já me desencantei completamente. Concordo contigo quanto às letras com o Raul. Mas acho que ele escreve mal. Agora ten-se que concordar, que ele escreve de uma maneira fácil e atraente. Um professor meu, dizia que, ele merece crédito por, pelo menos, fazer tanta gente ler, num mundo e numa época em que se diz que já não há mais leitores.
    Mas eu, já li muita Sabrina, Barbara Kartland e nem te conto quanta coisa mais. Não posso falar mal de ninguém. Até catecismo eu li. Hehe.
    Gostei do blog. A idéia é muito boa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do livro também, Dauro. Em especial, a última parte, em que Morais revela o tratamento que a elite brasileira dispensa a Paulo Coelho. Chega a dar vergonha.
    Abraço e parabéns, de novo, pela idéia do blog.

    ResponderExcluir

Diz aí