sábado, 24 de janeiro de 2009

Lua Nova e Crepúsculo

Tá bom. Sei que um monte de gente já leu, mas ninguém ainda se animou a escrever sobre Lua Nova. Será que é porque o livro é um pouco entediante? Talvez. Lua Nova é a sequência de Crepúsculo, a serie mega-arrasadora escrita pela Stephenie Meyer que conta a história de amor entre uma garota e um vampiro.

O livro é a sequência e, ao mesmo tempo, um grande contraste: enquanto no Crepusculo nós devoramos o livro, para conhecer todos os segredos e o desenrolar da história, em Lua Nova praticamente nos arrastamos pelas páginas. Quer dizer, a gente procura aquela emocao tipo montanha-russa da primeira obra, mas não rola.

Lua nova contrasta também pelos personagens. No primeiro livro, conhecemos algumas figurinhas interessantes, que despertam a curiosidade por serem diferentes, perigosas, sedutoras. Já no segundo livro parece que nada mais surpreende - nem o fato de um dos
personagens se transformar em outro ser mítico.

Mas, enfim, tenho uma hipótese para isso tudo: é que a narrativa é em primeira pessoa. No primeiro livro, somos contaminadas pela paixão da Bella e queremos ir até os limites da história - e no caminho vamos fazendo vista grossa para uns probleminhas da narrativa, tipo os textos repetitivos (nem lembro quantas vezes ela fala em como ele é bonito, lindo e maravilhoso!), a maneira rápida como Edward se apaixona (como lembrou a Amanda) e o clímax meia boca, só para ficar em três probleminhas.

E na Lua Nova, depois da separação (ih, contei o final do primeiro, desculpe!), a personagem está em crise, em busca de sentido pra continuar. A autora tenta criar um triângulo amoroso, mas não chega a convencer. Por fim, meu palpite é que a adaptação de Lua Nova para o cinema pode não ser aqueeeele sucesso, pois coloca em segundo plano o melhor personagem da história.

Apesar de tudo, estou aguardando Eclipse, terceiro livro da série, pra ver o que acontece com meus novos amiguinhos. rsrs

E vocês, o que acharam?

Um comentário:

  1. éé, veer-daaa-de! falou e disse.. o livro é assim mesmo =/ mais o terceiro até q é bom.. eu to gostando ^^,

    ResponderExcluir

Diz aí