quinta-feira, 14 de maio de 2009

Retrato do artista quando jovem - James Joyce


Mês passado li Retrato do artista quando jovem, primeiro romance do escritor irlandês James Joyce, publicado em 1916.

Mostra a infância, adolescência e juventude de Stephen Dedalus, alter-ego do autor. O interessante do livro é mostrar este crescimento através da evolução na linguagem do personagem, que no começo é mais simples e vai ganhando complexidade conforme ele vai crescendo.

Mas o tempo todo são retratados temas complexos, como a separação da família ainda criança para viver num colégio interno, a convivência com colegas e padres, a percepção das diferenças sociais e da instabilidade econômica da sua famíilia. Em uma boa parte do livro o autor expõe seu ponto de vista sobre os dogmas da igreja católica (ele foi convidado a entrar para o sacerdócio), a descoberta do sexo e da noção de culpa e pecado, as limitações da vida na Irlanda e suas teorias sobre estética.

Stephen Dedalus aparece novamente em outra obra de James Joyce, o grande romance Ulisses. Bom, este foi um resumo rápido. Para uma resenha mais completa e aprofundada, recomendo esta aqui.

Um comentário:

  1. oii, bom como eu não tinha certeza que meu comentário ia ser lido caso e postasse em uma postagem mais antiga, aqui estou eu, espero que esteja tudo bem (:
    eu estava procurando informações sobre o livro 'a vitrina de luzbel' e até agora nada, tenho que apresentar um trabalho na escola que inclui o resumo da obra, informações sobre o autor e também criticas e opiniões, logo gostaria de pedir que se possivel e se lhe fosse de interesse,vc poderia estar escrevendo uma critica sobre o livro eu estudo no calegio salesiano de itajaí e seria de muita ajuda (:
    qualquer coisa vou te deixar meu e-mail:
    karine_ieasminy@hotmail.com
    obrigadaa (:
    beijos

    ResponderExcluir

Diz aí