domingo, 5 de abril de 2009

A chave do tamanho

A chave do tamanho é um livro de Monteiro Lobato. Nessa história, Emília visita a Casa das Chaves. Ela queria desligar a chave da guerra - porque era na época da Segunda Guerra Mundial -, mas desligou por engano a chave que regula o tamanho das pessoas. Todos os humanos encolheram e o mundo ficou perigoso. Muitos morreram comidos por gatos, passarinhos, cachorros ou sufocados pelas próprias roupas. Um gato comeu os pais do Juquinha e da Candoca, vizinhos do Sítio do Picapau Amarelo.

Emília contou pra eles que os pais tinham ido pra "papolândia", onde moravam os papapopos dos popos. A papolândia era um lugar bem quentinho, que nem cama. Era um tipo de colo.

Emília pegou um espinho e usou como arma. Ela matou uma aranha e teve sua primeira vitória. Depois, quando tava chovendo, ela entrou num buraco e tinha uma aranha de olhos vermelhos. Emília dormiu e sonhou que dona Benta tava montando numa taturana e disse 'Um ladrão roubou meu tamanho'.

Depois Emília viajou o mundo num sítio montado na cartola do Visconde. Tinha besouros, cogumelos, uma hortinha, uns bancos de queijo. Tinha garrafinhas de suco com os gominhos de laranja. E também gema de ovo pra eles comerem. O ovo ela achou num ninho de beija-flor, quando o passarinho pegou ela, Juquinha e Candoca.

Eles encontraram uma cidade dentro do balde, e as pessoas comiam minhocas. O Visconde era um gigante e ajudou as pessoas a colar um vidro no teto do balde e a fazer os trabalhos difíceis. Eles voavam com os besouros. Usavam algodão pra fazer as tangas, molhando com clara de ovo. E papel de jornal pra fazer cimento, molhando um pouquinho com água.

Minha nota pra este livro é 4 estrelas.

Texto de Miguel com a colaboração de Dauro

21 comentários:

  1. um livro que foge do normal
    sensacional

    :)
    ;]

    ResponderExcluir
  2. uiiiiiiiiiii que livro bom neh pessoal

    ResponderExcluir
  3. Aff ¬¬
    uma bosta esse livro.. prefiro ler outra coisa.. só perdi meu tempo.. e_e

    ResponderExcluir
  4. É um livro ótimo excelente e Monteiro um escritor otimo pois os livros dele demonstran muitas alegrias e aventuras que Emília narizinho Pedrinho e o sítio passam e sempre a cada historia a sempre um significado

    ResponderExcluir
  5. É um livro ótimo excelente e Monteiro um escritor otimo pois os livros dele demonstran muitas alegrias e aventuras que Emília narizinho Pedrinho e o sítio passam e sempre a cada historia a sempre um significado

    ResponderExcluir
  6. eu gostei do livro obg vc me ajudou no meu trabalho de redaçao ;)

    ResponderExcluir
  7. preciso de um resumo para agora

    ResponderExcluir
  8. este livro é uma obra maravilhosa de Monteiro Lobato uma obra que se destaca e vai se mostrando melhor a cada historia.

    ResponderExcluir
  9. ¬¬ tenho q ler este livro vai ter prova sobre ele uma merda de livro esperava mais do monteiro lobato e-e

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Diz aí