sexta-feira, 27 de março de 2009

Lao Wai

A jornalista Sônia Bridi, que atualmente é correspondente da Rede Globo em Paris (e foi minha colega no curso de jornalismo da UFSC em Floripa), conta em Lao Wai (Estrangeiro) sua experiência de viver dois anos na China. Ela, o marido cinegrafista Paulo Zero e o filho Pedrinho, na época com três anos, enfrentaram um gigantesco choque cultural ao se mudarem de mala e cuia pra implantar uma sucursal da Globo nesse país de tradições milenares, fascinante e cheio de contradições.

Sônia é uma narradora de mão cheia, dona de um texto fluido e bem humorado. Atenta aos detalhes e com um ponto de vista bem feminino-brasileiro, ela vai revelando como é o cotidiano desse país emergente, que cresce a taxas médias de 10% ao ano e caminha rápido pra se tornar a maior economia do planeta.

A burocracia, a censura, o curioso "comunismo de mercado", o carinho dos chineses pelas crianças e seu apreço pela educação, a medicina tradicional, a decoração kitsh na casa dos novos-ricos, a poluição, as antigas tradições que estão se perdendo nas vilas do interior... É extensa a lista de assuntos que a jornalista aborda neste livro delicioso, que pode ser lido tanto como diário de viagem quanto como uma verdadeira aula de geografia globalizada. Belíssimo livro, com linguagem coloquial e narrativa bem urdida, gostosa de ler. Vale cada página.

Um comentário:

  1. É mesmo! O livro é muito legal. É daqueles que a gente lê rápido, mas não quer que acabe.

    ResponderExcluir

Diz aí